Você está visualizando atualmente De estagiária a coordenadora: três décadas de crescimento na Frísia

De estagiária a coordenadora: três décadas de crescimento na Frísia

Olá, sou Berenice Los e quero compartilhar um pouco sobre minha jornada na Frísia, onde estou completando 30 anos de empresa, parte dos quase 100 anos da cooperativa. Sou natural de Carambeí — nasci e cresci aqui, neta e filha de descendentes de holandeses e cooperados.

Desde cedo, meu sonho era trabalhar em escritório, pois adorava ajudar minha mãe a conferir as notas fiscais que chegavam mensalmente pelo correio. Quando chegou a hora do ensino médio, optei por fazer Técnico em Contabilidade em Ponta Grossa, enquanto a maioria das meninas, especialmente da minha família, escolhiam o magistério ou iam para o Instituto Cristão.

Quando chegou o vestibular, escolhi cursar Processamento de Dados na UEPG, onde me formei no final de 1994. Em março daquele ano, entrei na cooperativa como estagiária na área de TI, na época chamada CPD (Centro de Processamento de Dados), e em 12 de dezembro de 1994, fui efetivada como colaboradora.

Na época, estávamos implantando um novo sistema de TI, e eu acompanhava muitos processos, sendo o elo entre as áreas de negócios e os analistas. Prestava suporte, testava programas com ajustes e melhorias, e via de perto o crescimento da cooperativa.

Em 2015, fui convidada para assumir o cargo de coordenadora da área de TI, que ocupo até hoje, liderando uma equipe de 25 pessoas. Nosso desafio é manter todos os sistemas operacionais para que as áreas possam comprar, vender, negociar, liberar valores, produzir, e realizar todas as atividades da cooperativa. Também cuidamos da comunicação entre as unidades e da telefonia móvel e fixa. E com o avanço da tecnologia, cuidar da segurança da informação se tornou essencial, pois dados hoje são uma grande riqueza.

Alguns dos maiores desafios da minha carreira foram a construção da nova sede administrativa e sua infraestrutura, e o início do projeto de mudança do ERP em 2018. Mas tive também excelentes oportunidades, como viagens técnicas, incluindo internacionais, e a chance de conhecer muitas pessoas, construindo uma boa rede de relacionamentos.

Participei de várias comissões, comitês e grupos de trabalho em diversas áreas da cooperativa, e fui presidente da Associação dos Colaboradores por muitos anos. Foram muitos eventos, como os de 1º de maio, SIPAT, jantares de final de ano, Dia das Crianças, campeonatos de futebol, confraternizações, entre outros. Atualmente, a Frísia participa como sócia da Cooperativa de Tecnologia do Paraná, e eu atuo no comitê técnico consultivo.

Na minha vida pessoal, tenho uma filha de 25 anos, e moro com meus pais e meu sobrinho. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa história e, com entusiasmo, quero continuar contribuindo por mais alguns anos, prosperando junto com a cooperativa e seus negócios. Afinal, como diz nossa filosofia: “Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos”.